Categorias: Estilo

5 maneiras de sair da mesmice com um armário resumido

sair-da-mesmice-01

Ter poucas roupas estimula a criatividade, isso é fato. Mas e quando mesmo com poucas roupas você sente que não está usufruindo de todo o potencial do seu armário? Bom, essa é uma questão que ando passando ultimamente. Estabelecer uma paleta de cores e reduzir o número de peças não é a garantia de que os problemas estão resolvidos. Na verdade, aparecem outros para lembrar que a mesmice está lá marcando presença. Ninguém está totalmente a salvo dela.

Por isso, selecionei algumas das minhas técnicas para conseguir driblar a falta de criatividade e aumentar as possibilidades do meu armário. Esse tipo de aventura ajuda, inclusive, a você olhar suas roupas de maneira diferente – e tentar combinações que você nunca tentou antes. Espero que vocês gostem!

1. Peça para alguém escolher a sua roupa

O nosso olhar já está viciado. A gente acaba optando pelo mesmo uniforme de novo e de novo e não percebe que há muito mais peixes no mar – ou combinações possíveis no armário. Uma pessoa diferente, que pode ser a mãe, o pai, o namorado, a namorada…, têm um olhar diferente do seu e um repertório diferente. Elas não estão habituadas a ficarem plantadas olhando para as mesmas roupas que você. Por isso, podem te dar uma sugestão que você nunca tinha pensado antes. Que tal passar uma semana inteira com as roupas que outra pessoa escolheu para você? Você pode se surpreender positivamente.

2. Sorteie as peças do look

Por que não fazer um sorteio com as peças de roupas que você tem? Escreva todas elas em tiras de papéis e coloque em um pote. Quando for se arrumar, é só misturar bem e sortear. Você pode separar em dois potes, se preferir: partes de cima e partes de baixo. Uma aventura e tanto, não acha? Vai ser até um exercício para perceber se o seu armário está bem construído e as peças são coesas entre si. Claro que você não precisa sair com duas peças que não combinam – é só fazer o sorteio de novo. ;)

3. Esqueça um pouco os blogs de moda

sair-da-mesmice-04

Os blogs de moda podem deixar a gente um pouco presa, viciada. Largue a mão deles e apele para o seu repertório. Quais divas do cinema antigo você curte? Os figurinos de quais filmes mais te chamaram atenção? Você pode escolher alguns looks e tentar copiá-los no seu cotidiano. Ou então, quais são os seus pratos preferidos? Se você pensou em strogonoff (nham!), por exemplo, como você pode interpretar o prato em um look? (para mim, ele seria mais ou menos assim, hahah!) Dá para tirar inspiração até da culinária, caso você queira estimular ainda mais a sua imaginação.

4. Faça desafios

Você pode criar desafios para si mesma. Usar o mesmo sapato por uma semana, se desafiar a não usar calças e recorrer aos vestidos, saias e shorts. Isso te ajuda a versatilizar as peças de roupa e criar mais possibilidades para elas.

5. Crie looks pelo Polyvore

sair-da-mesmice-05

O Polyvore é uma plataforma que te permite criar fashion sets, como os que aparecem em revistas. Nele, você pode tentar encontrar peças parecidas com as que você tem no seu guarda-roupa e imaginar composições diferentes. Às vezes, a gente fica cansada de olhar para nossas roupas e não percebemos que isso mina a nossa criatividade. No Polyvore, você renova o sentimento de “novidade”, porque passa a olhar suas roupas de fora. Assim, percebe com mais clareza as peças legais que tem no armário. :)

Vocês têm mais alguma dica para acabar com a mesmice? Fala pra gente aqui nos comentários!

Comente aqui

25 comentários

  1. VANESSA BRUNT 16 de maio de 2016
    às 10:35

    Que dica incrível de plataforma para usar! Não conhecia. E essas inspirações da parte do “Faça desafios”? Maravilhosas! Acho que vou, seriamente, seguir várias das dicas e arriscar. Mesmo que fique uma combinação muito louca na parte dos sorteios, por exemplo, imagino que pode ser super revelador. E se eu sentir que as peças não combinam mesmo, acho que nem vou fazer o sorteio de novo assim, vou primeiro tentar “reciclar” a ideia, colocando de outro jeito, por dentro, por fora, até ver se não fica mesmo dentro do que me agrada, rs. Adorei!

    http://WWW.SEMQUASES.COM

  2. Maki 16 de maio de 2016
    às 14:57

    Gabi, essa ideia do desafio é tão, tão, TÃO, legal! Quero muito tentar fazer. E a de deixar alguém escolher a sua roupa também. A gente esquece que se vestir é que nem revisar um texto. Tem horas que o nosso olho já não registra mais o que tá rolando e a gente precisa que alguém diferente dê uma olhada em tudo. É também uma forma da gente treinar pedir ajuda, sabe? Não tem porque fazer tudo sozinho (nem se vestir).

    1. Gabi Barbosa 22 de maio de 2016
      às 14:16

      Exatamente, Maki! A analogia foi perfeita!

  3. Mary 16 de maio de 2016
    às 20:25

    Eu amo o polyvore! Quando tô saturada e me sentindo na mesmice eu vou pra lá ver uns looks bem malucos e bem fora da minha zona de conforto, estimula muito minha criatividade ao me vestir.

    Agora essa dica 3 é pra guardar no <3. Eu experimentei um detox de ~inspiração em blogueiras~ e foi ótimo. Claro que continuo acompanhando e curtindo os looks (e me inspirando também) nas blogueiras que curto, mas depois do detox acho que faço iso de forma mais saudável sabe? Eu tava sentindo que tava perdendo a personalidade :(

    Por isso recomendo! rsrs

    1. Gabi Barbosa 22 de maio de 2016
      às 14:17

      Sim, Mary! Não é pra deixar de seguir todas, mas só dar um tempo mesmo. Às vezes faz bem procurar inspirações em outros lugares. :)

  4. Michelli Buzogany Eboli 16 de maio de 2016
    às 23:13

    Pooooxa, queria ver um look strononoff hauahauahau
    Eu gosto de ver referências de como usar determinada peça e tentar achar algo no meu guarda roupa que pareça. :)

    1. Gabi Barbosa 16 de maio de 2016
      às 23:58

      Hahahah! Ele seria mais ou menos assim, Michelli: http://fashionjackson.com/wide-leg-ankle-pants/ :D

  5. Carol 17 de maio de 2016
    às 08:40

    Como assim eu não conhecia o Polyvore antes? Vai salvar minha vida hahah
    Obrigada pelas dicas. Sou escrava do “uniforme”, ou melhor, era escrava com essas dicas não tem como errar agora♥

    (Já pensou em um look espagueti?! Hummm Delicia)

    Beijos

    http://Www.rainhacandace.wordpress.com

    1. Gabi Barbosa 22 de maio de 2016
      às 14:17

      Adorei a ideia do look espagueti, Carol! E já fiquei com fome, hahahah. :D

  6. Caroline 17 de maio de 2016
    às 21:49

    Gosto de fotografar diversas opções de looks, com as roupas que eu já tenho e colocar numa pastinha. Porque às vezes, eu me esqueço que determinadas peças combinam, e uso sempre a mesma composição. Então eu tiro um dia, coloco um shorts por exemplo, e combino com todas as blusas possíveis, fotografo, e guardo. É bom tbm pra ver o que funciona ou não no nosso corpo.

    1. Gabi Barbosa 22 de maio de 2016
      às 14:18

      Ótima dica, Caroline! As fotos são muito úteis mesmo, mais do que simplesmente vestir e olhar no espelho. :)

  7. Karina Marques 17 de maio de 2016
    às 23:26

    Ótimas dicas! Amei todas e vou colocar todas em prática! Já estava ficando enjoada de vestir o mesmo do mesmo e sem criatividade para inovar. De vez em quando pesquisava ideias no Pinterest, mas sabe quando nada ajuda? Esse post veio pra salvar minha vida, hahahahaha. Obrigada, obrigada!
    Um beijo enorme ❤

  8. Anne 18 de maio de 2016
    às 12:09

    Nossa adorei! Eu já tentei a dica 1 – meu marido escolheu a roupa pra mim um dia – e ficou só no primeiro, porque olha, foi uma tragédia hahaha Eu coloquei a roupa, mas no fim ele viu que não tinha naaada a ver comigo aquela combinação… Mas valeu o teste! As outras dicas achei super válidas, muito bom o post!

    http://www.simpleness.com.br

    1. Gabi Barbosa 22 de maio de 2016
      às 14:22

      HAHAHAH acontece, né, Anne? Mas é bom para ver como outras pessoas encaram o seu guarda-roupa. :D

  9. Bárbara Bastos 18 de maio de 2016
    às 19:14

    Adoreeei!! E adorei a menina que foi vestida pelo namorado! Fico pensando em pedir a mesma coisa – tenho certeza de que o gosto dele seria diferente do meu. Você já testou pedir para o Douglas escolher as peças, Gabi? :D

    E adorei a idéia de sortear as peças!! Vou testar!

    O que venho fazendo é um desafio: não repetir look. Só burlei o sistema uma vez – porque a combinação ficou simplesmente maravilhosa, e provavelmente vou burlar de novo com essa mesma combinação.
    Assim, o que tenho feito é olhar a previsão do tempo, abrir o guarda-roupa e pegar as peças sem pensar, faz parte do jogo, entende? Tem funcionado! Mas estou animada com a idéia do sorteio e do namorado para sair do nosso olhar viciado! <3

    1. Gabi Barbosa 22 de maio de 2016
      às 14:26

      Já tentei, sim, Bárbara! Ele escolheu pouquíssimas vezes, porque morre de preguiça, hahah. Só quando está inspirado. xD Eu estou fazendo sorteio aqui em casa e tá dando super certo. Vou fazer um post depois com os looks que saíram!

  10. Bianca 19 de maio de 2016
    às 19:48

    Amei o look strogonoff hahahaha
    Hoje em dia não tenho muita dificuldade em escolher o meu look, mas quando a inspiração não bate eu apelo para os desafios. Acho bem mais divertido quando a gente se proíbe de usar uma peça ou a gente se obriga a usar ela todos os dias para exercitar a criatividade e aparecer com umas combinações legais! Achei bem legal também a ideia do sorteio, eu só não confio muito em deixar que as pessoas escolham por mim, geralmente elas me acham muito preto-e-branco-sem-graça demais, e eu me sinto totalmente confortável assim.
    Beijo!

  11. Simone 20 de maio de 2016
    às 12:36

    Eu tenho adorado usar o Polyvore!! Em vez de criar sets com peças desejo, coloco apenas as que eu já tenho e com isso vou brincando de criar composições possíveis no meu armário…tenho gostado mais disso que do Instagram…rs…e o legal tem sido usar looks menos óbvios, explorando mais as possibilidades né? Tambem acho super divertido quando meu marido faz sugestões de roupas pra mim…algumas não aceito…kkk mas em outras vejo que me ajuda a pensar fora da caixinha…ele me incentiva muito a experimentar coisas diferentes..

  12. Marina Menezes 22 de maio de 2016
    às 09:58

    Achei muito legal a dica dos desafios e dos sorteios! Geralmente eu saio sempre da mesma forma, mas gosto de ler sobre o assunto caso eu resolva mudar um dia. Nunca se sabe né?

  13. Cora 25 de maio de 2016
    às 12:40

    Gabi, qual sua conta no Polyvore? Fui clicar e os dois links deram pra página inicial. Beijos!

  14. AMANDA ALMEIDA 14 de junho de 2016
    às 13:51

    Oi Gabi, tudo bem?
    Gostei das dicas, também estou tentando olhar com mais carinho para o meu armário e fazer composições com o que eu tenho, e esse é um exercício maravilhoso, pois nos possibilita dos arriscar mais com aquilo que já temos.
    ótimo post e obrigada pelas dicas de blogueiras, amo o estilo francês.
    Abraços,
    Amanda