Categorias: Cotidiano

9 maneiras de começar uma vida mais leve

vida-simples-01

Um dos sites que é minha fonte de referências sobre minimalismo é o Into-Mind. O site/blog é cheio de dicas para planejar o armário, além de reflexões sobre estilo e sobre a vida. E, de vez em quando, a Anuschka, que mora em Berlim, a dá algumas dicas e enumera os passos para tornar essa questão do minimalismo ainda mais palpável.

Nessa listinha, ela enumerou 9 passos ou maneiras de começar uma vida mais leve. Mesmo que algumas demorem mais tempo do que gostaríamos para serem resolvidas, servem para dar um norte nas nossas atitudes diárias – e, quem sabe, mudar um pouco nosso modo de vida e torná-lo mais simples.

vida-simples-02

  • Conheça as suas prioridades.

Minimalismo é sobre dar espaço para as coisas que realmente adicionam valores à sua vida. Quais as 3 (4, 5 ou 6) coisas mais importantes para você?

  • Pare de se sobrecarregar.

Seu tempo é precioso! Quais dos seus atuais compromissos estão alinhados com as suas prioridades e quais você mantém por obrigação?

vida-simples-03

  • Livre-se do excesso.

O excesso físico traz um grande impacto negativo nos seus níveis de estresse. Dê um bom detox nos espaços da sua casa a cada dois meses.

  • Não vise uma produtividade 24 horas por dia.

Pare de tentar preencher qualquer minuto do seu dia com algo produtivo. Permita-se pelo menos 2 horas por dia para recarregar as baterias.

vida-simples-05

  • Cuide da sua mente como um jardim.

Sua mente merece tanta atenção quanto a sua casa. Pratique o autoconhecimento e dê uma chance para a meditação também!

  • Compre menos.

Preste mais atenção a o que você introduz na sua vida. Gaste mais tempo em experiências do que em coisas. Elas duram mais!

vida-simples-07

  • Cancele assinaturas.

Sobrecarga de informações dilui sua atenção e drena a sua energia. Foque em algumas poucas fontes favoritas e cancele a assinatura das outras.

  • Desligue as notificações.

Mídias sociais e notificações de e-mail nos mantêm em um estado constante de distração criando um senso falso de urgência. Desligue tudo!

vida-simples-06

  • Tarefa única.

Levar uma vida multitarefa é uma maneira de gastar energia e não ser muito eficiente. Tente isso: uma tarefa de cada vez, com uma mini pausa a cada hora.

Já comecei desativando notificações desnecessárias no meu celular e, ó, ando conseguindo focar bem melhor no trabalho. E vocês? Planejam implementar algum desses passos? :)

Comente aqui

23 comentários

  1. FErnanda lopes 19 de abril de 2016
    às 14:13

    Amei!!!!!

  2. Juliana marchioretto 19 de abril de 2016
    às 15:01

    Gabi, como faço pra falar com vc sobre orçamento de layout?

    1. Gabi Barbosa 19 de abril de 2016
      às 15:04

      Oi, Ju! Pode mandar um e-mail pra teoriacriativa@gmail.com :)

  3. Isa 19 de abril de 2016
    às 15:36

    Gabi, alguém já falou que seu blog é um dos melhores em toda a internet? Decidi passar aqui na esperança de me inspirar um pouquinho e aqui estavam: as palavras que eu mais estava precisando ler. Um beijo pra você, te admiro. ♡

  4. Grazy Bernardino 19 de abril de 2016
    às 15:37

    OI Gabi. Dessas coisas a mais importante, para mim, que adotei foi me desligar das redes sociais. Não apenas para não receber notificações, mas desliguei tudo o que as outras pessoas compartilham. Me interessa, no fim, manter amizades para conversas (que rolam muito pouco) e ver atualização de páginas que curto. Sem contar que vivo limpando essas redes. Não sou obrigada a me carregar de pensamentos alheios. Foi uma ótima forma de levar uma rotina mais leve.
    Beijos

  5. Maki 19 de abril de 2016
    às 17:24

    Isso de desligar as notificações é MARAVILHOSO! Eu tirei as do email do meu celular porque tava ficando louca cada vez que via o símbolo do Gmail lá em cima. Agora acho que vou fazer o mesmo com outras coisas – tipo o Facebook. E focar em uma tarefa só é um martírio pra mim, preciso trabalhar mais nisso!

  6. Camis 19 de abril de 2016
    às 18:20

    Gabi, amei o post! As vezes a gente precisa mesmo parar e reavaliar como estamos aproveitando nossos dias. Fiz um post com tema parecido no meu blog esses dias: http://zip.net/bxtbM8
    Beijinhos!

  7. Maria Carolina (@MCarolinaAlves) 20 de abril de 2016
    às 07:51

    Que post bacana, Gabi! Tenho lido sobre monotasking e minimalismo, e seu texto caiu como uma luva para o início dessa quarta pré-feriado.
    Adoro seu blog!
    Bjos!

  8. carol 20 de abril de 2016
    às 10:33

    Muito bom o texto, sempre inspiradores!

  9. mari 20 de abril de 2016
    às 10:48

    adoro seu blog, é sempre uma delícia a leitura leve e ao mesmo tempo profunda. parabéns!
    ótimas dicas, já “pratico” o desligamento de notificações há tempos, é libertador! nos damos conta de quanto somos escravos de celular e afins.
    estamos num tempo em que estamos “juntos” mas nunca estivemos tão solitários… uma época de muita carência talvez, né?
    um beijinho, mari.

  10. Simone 20 de abril de 2016
    às 14:55

    Gabi, eu também amo o Into Mind…amo num grau que comecei a imprimir meus posts favoritos porque gosto de ler e riscar…alguns são tão esclarecedores que é quase como estudar o post né? E peguei um caderninho pra fazer minhas anotações a medida que ia lendo e refletindo…depois de um tempo tinha tantos posts impressos que resolvi colocá-los na ordem numa pasta…rs..virou manual de consulta e já emprestei pra várias amigas!

  11. nary 20 de abril de 2016
    às 16:07

    Já vou salvar aqui esse post nos meus favoritos. Adorei! <3
    Eu ontem trabalhei com o celular longe e tive um pico de produtividade imenso, que diferença faz viu. E olhe que eu não tenho notificações de fb, email e instagram ativadas, deixo tudo off já pra n me encher mas mesmo assim fico pegando o celular pra ver.

  12. jéssica 21 de abril de 2016
    às 00:00

    Tentarei.

  13. Stephanie Ferreira 21 de abril de 2016
    às 17:45

    Preciso aprender a separar 2 horas do meu dia para descarregar. Quando deito 10 minutos mais cedo, já me sinto culpada pensando no que poderia estar fazendo naquele tempo para se tornar produtiva :(

  14. Nicole 23 de abril de 2016
    às 07:36

    Nossa esse texto caiu como uma luva pra mim! Engraçado como quanto mais eu “limpo” a minha vida mais coisa eu me forço a fazer é isso cria uma sobrecarga terrível! Tenho pensado bastante sobre isso, nos tempos de hoje, quanta coisa a gente deve saber, tomar uma posição, se conscientizar… Já cheguei a cronometrar meu dia para conseguir fazer tudo e quem disse que dá certo? Hahahaha tudo que consegui foi um milhão de textos abertos não lidos, uma lista infinita de tarefas não cumpridas e uma carga de ansiedade massacrante !

  15. LeticiA 25 de abril de 2016
    às 14:08

    Meu primeiro passo também foi desativar as notificações. Que alívio im de isso trás. Gostei das dicas.

  16. Tamara mr 25 de abril de 2016
    às 17:23

    Ei Gabi, gostei das dicas. A mais difícil pra mim é a última. Infelizmente vivo fazendo várias tarefas ao mesmo tempo. Já tentei inúmeras vezes parar com isso mas minha mente me trai. Estou focada numa atividade e “do nada” lembro de outra e vou fazer rapidinho, ou acesso o site para deixar aberto e não esquecer que preciso disso depois. Enfim, vou continuar lutando. Acho que deveria começar com as abas abertas no navegador, agora por exemplo tem mais de 10 rsrs Parabéns pelo seu blog! Beijos!

  17. BA MORETTI 26 de abril de 2016
    às 13:20

    a vontade é de imprimir esse post e colar na parede. sempre bom lembrar de respirar de vez em quando :)

  18. Chell 27 de abril de 2016
    às 11:41

    Dicas ótimas! Eu já to tentando a meditação, não to comprando nada (ainda mais pq to sem $$ total rs), e a casa sempre tem umas faxinas de eliminação. ADORO! Só preciso mesmo acalmar a mente.

  19. Bia 5 de maio de 2016
    às 15:55

    Achei sua lista muito boa! Acho que não tem dica melhor do que: desligue notificações!! Foi a melhor coisa que eu fiz, assim paro de prestar atenção em coisas que não são importantes naquele momento.
    Também acho importante não querer abraçar o mundo ao mesmo tempo!

    bjão.