Categorias: Viagens

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

dicas-de-viagem

Fico bastante feliz de saber que vocês querem mais dicas de viagens.

É um assunto que eu adoro falar – me dá um brilho no olho, sabem? Enfim, para ajudá-los na sua próxima trip, fiz esse post com ferramentas e dicas super úteis. Como tenho mais experiências com viagens na Europa, creio que algumas das dicas pode não ser as mesmas para outros continentes. De qualquer forma, espero que vocês usufruam bastante delas. Se ainda estiverem com dúvidas, é só peguntar aqui nos comentários que vou fazer o possível para ajudar. :)

Organização geral:

• Tripadvisor

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Eu tenho uma mania: antes de visitar qualquer lugar, eu dou uma olhadinha no Tripadvisor. O site (e aplicativo também) me dá um bom panorama dos lugares que são legais de se visitar, fora do roteiro comum, às vezes. Ele possui classificação, então, você consegue ver as atrações e restaurantes que as pessoas mais gostaram. Bom pra fugir de uma cilada, hahaha. Você pode baixar também os guias de cada cidade, se for ficar mais tempo em alguma delas.

Na Eurotrip que fiz, precisei do TA em umas duas cidades, já que não tinha feito nenhum roteiro pra ela. Sentava no sofá do hostel e abria o app do Tripadvisor com um mapa do lado. Ia marcando de caneta mesmo tudo o que queria fazer e depois só seguia o roteiro improvisado. O TA é ótimo para a Europa, fica a dica.

• Maps Engine

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Usei o Maps Engine pela primeira vez na minha viagem com o namorado para Buenos Aires. Foi bastante útil, porque organizamos tudo o que queríamos ver antes de viajar. Assim, fizemos os nossos roteiros diários com base nas regiões sinalizadas nele, aproveitando ao máximo as atrações que estavam próximas umas das outras. Otimiza e economiza bastante tempo. Ele é super fácil de usar e ainda tem ícones que te sinalizam o que é cada coisa.

• Calendário do Google

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Um calendário vai ser essencial para te orientar durante a viagem, principalmente se ela vai ser mais longa, passando por alguns países. Indico o calendário do Google porque, além de fácil de usar, ele serve como um guia visual. Você pode colocar cores nas datas e nos eventos e pedir para ele te avisar sobre os mais importantes. Por exemplo, se você tem uma viagem de trem marcada para às 18h, ele pode te avisar no dia anterior para você já fazer as suas malas.

Hospedagem:

• Booking.com

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

O Booking é o primeiro lugar que olho para ver acomodações baratas. Às vezes, dá pra conseguir quarto de hotel mais baratos do que quartos compartilhados em hostel, acreditem. E o melhor é que você pode cancelar a sua reserva em vários lugares sem nenhuma taxa adicional. Isso é bom porque você deixa reservado seu lugar, mas se achar algo melhor, cancela (claro que com algum tempo de antecedência).

• HostelWorld

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Vai com os amigos? A melhor solução é ficar em hostel. Dependendo, vocês podem até fechar um quarto para todo mundo. Hospedar-se em um hostel é a maneira mais barata de viajar. Então, mesmo que você não esteja indo com um grupo, é legal para economizar – e, de quebra, conhecer pessoas legais de diferentes nacionalidades. O HostelWorld, na minha opinião, é o melhor site para te ajudar nesse quesito.

• Airbnb

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Alugar um apartamento pode ser uma ótima ideia. Todas as minhas experiências com o Airbnb (acho que foram umas cinco) foram excelentes. Quer dizer, exceto por uma, em Florença, quando a mulher disse que tinha wifi e, na verdade, era o wifi da cidade – ou seja, precisávamos ficar com o celular na janela se quiséssemos pegar alguma conexão. :P Fora esse contratempo, as estadas foram bem boas.

Você tem um contato direto com nativos e eles são realmente solícitos, fazem questão de te ajudar. Além do mais, é uma privacidade sem tamanho, já que você não precisa dividir o lugar com pessoas desconhecidas. Algo muito legal que o Airbnb tem agora é o Guia de Bairros. Ele te ajuda a decidir qual bairro da cidade é o ideal para o que procura – mais agitados, mais calmos, cheios de lojas, com vários restaurantes, mais afastados do centro… Tem tudo lá! Uma super dica, viu?! ;)

Transporte:

• Drungli

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Tá na Europa? Tá no clima de aventura? Tá para o que der e vier? Então você vai amar conhecer o Drungli. Você coloca o local da sua partida e a data (podendo escolher o mês inteiro, também) e ele te mostra o destino mais barato de avião. Dá pra filtrar os resultados por destinos ensolarados, destinos frios, destinos românticos, destinos com cultura e assim por diante. Outra super dica essa, hein! :)

• Skyscanner

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

O Skyscanner foi um dos nossos aliados pelas viagens na Europa. Ele mostra passagens mais baratas de avião de um lugar para o outro. Apesar de o design do site ser bem bagunçado (eu acho, heh), a gente pelo menos tinha noção de qual companhia aérea tem tickets mais em conta – que é a parte mais importante, hahah.

• Easy Jet, Ryanair e Vueling

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Há um tipo de companhias aéreas na Europa chamadas de low cost. E, muitas vezes, passagens de avião por elas são muito mais baratas do que passagens de trem ou de ônibus, acreditem se quiser. Essas três companhias que citei (Easy Jet, Ryanair e Vueling) são boas, digo por experiência própria. A Easy Jet tem um app pra celular super legal que tem a mesma pegada do Drungli. A Ryanair é boa e extremamente barata, mas é uma CHATA com malas de mão – se você está dentro das medidas exigidas, eles não enchem; caso contrário, eles jogam a taxa lá em cima (por isso, cuidado!). E a Vueling… Bom, é boa e barata também, mas não lembro de nenhum diferencial que valha a pena ser dito. :P

Indico ficar sempre de olho nelas, porque volta e meia fazem promoções-relâmpago muuuuito em conta. Se, em dias normais, é fácil achar passagens por 30, 20 ou 10 euros, já vi gente que conseguiu comprar por 1 (aham, isso mesmo: UM euro).

• Rome2Rio

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Na época que morei em Lisboa, o site Rome2Rio não existia (pelo menos, ninguém falava da sua existência), mas se existisse, ele seria mais uma super ferramenta para as minhas viagens. A intenção dele é te mostrar como você pode ir de uma cidade para a outra de todos os jeitos possíveis: avião, trem, barco, jegue (esse é mentira)… E aí você escolhe aquela que for a melhor! Incrível, né? :)

Localização:

• City Maps 2 Go

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Eu não tenho problema nenhum em me orientar por mapas físicos. Na verdade, adoro, acho vintage e guardo como recordação, hahahah. Mas preciso admitir: graças a ele, eu e o meu namorado conseguimos andar por Buenos Aires bem mais facilmente. O City Maps é um mapa que funciona offline, ou seja, você não precisa do 3G ou roubar o wifi de algum Starbucks. É uma mão na roda mesmo, até porque você pode marcar os pontos que quer visitar nele, como no Maps Engine do Google que falei acima. Esse é o tipo do app must have no celular, hehehe.

Gostaram das ferramentas? Elas me ajudaram muito durante todas as viagens que fiz, por isso, espero que ajude vocês também na próxima trip. Dá uma vontadinha de planejar a próxima, né? Mesmo tendo viajado há uns dois meses, tô me coçando pra viajar de novo. :P

Ferramentas para planejar a sua próxima viagem

Comente aqui

8 comentários

  1. Amanda santos 20 de junho de 2014
    às 09:00

    Tenho muita vontade de viajar mas sem condições de fazer isso agora, de qualquer maneira vou guardar essas dicas, realmente muito útil pra se organizar e tal.

  2. Tany 22 de junho de 2014
    às 18:21

    AAAAAH, muito obrigada!
    Alguns eu já conhecia, mas no sentido de passagem e esses dois últimos: muito obrigada mesmo. Sempre fico confusa e até pra quem viaja muito é bem difícil saber que sites são bons e quais não são porque a variedade é enorme aqui na Internet, e esse post deu uma grande filtrada. :)

  3. Juliana Borges 24 de junho de 2014
    às 15:20

    ótimas dicas! Eu gosto de ficar acessando sites assim mesmo quando não estou com nenhuma viagem planejada nem nada. Só de pensar em viagens e coisas relacionadas também me da um brilho nos olhos haha
    xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com.br/