Categorias: Inspiração

Orgulho Nerd

Ando enrolando e deixei o blog quase intocável. Só não está completamente intocado porque sempre passo aqui para deixar uns rascunhos e ler os comentários de vocês que, aliás, é a parte que mais gosto. Estou com muitos posts em mente e a única coisa que falta é o tempo, e não a criatividade. Mas agradeço por vocês estarem sempre aqui, aguentando as minhas sumidas.

Foto do lookbook da Asos

Ando tendo muitas inspirações para criar, sabe? Adoro quando essa onda me invade. Parece que não estou sozinha. Tenho tido vontade de desenhar, de escrever, de recortar e colar. Ultimamente, tenho visto muitas inspirações pela internet afora no mundo geek. O engraçado é que, se você fosse um viciado em computação, jogos de videogame e um nerd nos estudos, você era taxado de perdedor. Quem diria, né? Hoje, vemos que o mundo dos geeks está em alta. O que a moda não faz, não é mesmo? O desfile da Dsquared² foi recheado de óculos de grau grandões e elementos geeks, como as pastas, as camisas sociais, os blazers, os cardigãs e sapatos oxfords com meias para fora.

Só uma curiosidade: o Dia do Orgulho Nerd é comemorado no dia 25 de maio, desde 2006. O dia passou, mas a febre, não!

Inspirações geeks: ser estudioso, viver no computador, ser viciados em jogos, detestar esportes, adorar revistas em quadrinhos, gostar de filmes de ficção científica e se dar mal nas relações interpessoais é moda. Estranho, né? Ainda mais porque a moda sempre foi feita para os “populares” do colégio usarem. Dessa vez, os losers viraram o jogo. Para se inspirar nessa clima, deixe as meias para fora dos sapatos, abuse de estampas agyle, óculos com armações grandes e marcadas, t-shirts, sobreposições e muito mais.

Para a vida real, podemos pegar alguns elementos e introduzir no nosso dia a dia com o cuidado de não ficar tão over. Coletes, meias 3/4, cardigãs, saias básicas com pregas, camisas sociais, pastas de couro, estampas argyle, oxfords, óculos de grau com aro grosso, t-shirts divertidas, blazers e sapatênis. Vale ressaltar também que todos esses elementos são baseados nos geeks europeus e norte-americanos, daqueles que vemos em filmes de sessão da tarde. Os nossos nerds brasileiros se contentam com t-shirts  calças bem folgadas. :P

Podemos ver bastante esse estilo geek na série Glee, principalmente por causa da Rachel. Reparem no casaquinho amarelo que parece ter sido roubado do armário da avó, a camisa social branca, a saia xadrez, as meias 3/4 e as sapatilhas. Taylor Swift encarnou uma nerd mais “cool”, com a saia de pregas de cor básica, sobreposição de cardigã numa camiseta branca, meia-calça de estampa argyle e oxford marrom de salto. Muito fofa! Ashley Olsen está se inspirando apenas em elementos separados da tendência, como os óculos, as sobreposições e a bolsa de couro.

No mundo da ficção, encontramos os nerds mais fofos do mundo, que também são um exemplo maravilhoso de como usar os elementos e ficar super na moda. Adam Brody, no papel de Seth Cohen no seriado The O.C. Ele não era uma gracinha com aquele vício de revistas em quadrinhos? Era meu personagem preferido! Logo depois, temos Joseph Gordon-Levitt, como Tom em 500 Dias com Ela. Um geek estiloso e bem romântico. O jeito que ele usa as peças mais sociais, como camisa, gravata e calça, podem ser uma alternativa para garotos que não querem parecer tão caretas. E, por fim, mas não menos importante: Peter Parker, o Homem-Aranha, interpretado por Tobey Maguire no cinema. Um fotógrafo muito mal pago de um jornal duvidoso também pode ser um ícone de estilo. Afinal, alguém mais nerd que ele?

Trazendo para a vida real, o Lookbook.nu nos mostra como estiosos interpretam toda essa “vibe geek”.

A loja norte-americana Forever 21 aproveitou a deixa e lançou uma coleção toda em homenagem aos nerds. A coleção I Love Nerds é fofa demais e tem muitas estampas e desenhos divertidos. Muitos poás, listras berrantes, óculos de armação grossa, cardigãs, blazers estruturados, gravatinhas-borboleta, florais e oxfords. Quero tudo!

O que eu acho engraçado é que agora os nerds vão ter que mudar de estilo. Nerds e geeks nunca seguem a moda e, agora, estão na moda! Sem querer, eles estão seguindo tendências europeias! :P Só por curiosidade, achei a lista de direitos e deveres de um verdadeiro nerd, olha só:

Direitos
1. O direito de ser nerd.
2. O direito de não ter que sair de casa.
3. O direito a não ter um par e ser virgem.
4. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
5. O direito de se associar com outros nerds.
6. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
7. O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser.
8. O direito de não ter que estar “na moda”.
9. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.
10. O direito de expressar sua nerdice.
11. O direito de dominar o mundo.

Deveres
1. Ser nerd, não importa o quê.
2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião.
4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver.
5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um “museu da nerdice”.
6. Não ser um nerd generalizado. Você deve se especializar em algo.
7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
8. Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
10. Tentar dominar o mundo.

Comente aqui

6 comentários

  1. Nina 28 de outubro de 2010
    às 12:19

    Coisa mais linda né? Sempre adorei esse estilo. Acho que sou a pessoa que mais usa cardigãs no mundo, rs. Quase todos os dias. E oxford, bom, não preciso nem falar né?
    Tudo lindo Gabi, parabéns :)

  2. Nathy 28 de outubro de 2010
    às 13:17

    Uma palavra resume: FOFO!

  3. Dayane 28 de outubro de 2010
    às 13:35

    Olá,

    uma amiga minha foi para o exterior e eu pedi um oxford. ELa me trouxe, mas não serviu… Ele é 37, preto e branco. Posso te mandar fotos se quiser, está novinho, nunca usado.
    vendo ele pelo mesmo preço que comprei, 150. Podemos negociar…
    me manda um email: dayanereiss@gmail.com

  4. Cacau 29 de outubro de 2010
    às 00:20

    Lindo, mas está mais pra preppy, não fossem os óculos, rs

    Ahh adoro qdo vc atualiza! Venho doidinha ver a novidade!

    Depois dá um pulo lá no blog tem coisa legal por lá!

    Beijo!

  5. Karla Lopes 4 de novembro de 2010
    às 20:00

    Que demais esse post, Gabi! Você se supera, sério!
    Eu acho essa onda nerd beeeeeeeeem fofa, sério! Eu sempre me encanto por nerdzinhos estilosos e com cara de bons meninos, acho tão fofo!
    Eu amo essa estampa argyle em meias, mas não combina muito comigo, então não tenho nem idéia de como usaria, mas acho esse estilo lindo demais
    beijoooo flor

  6. Carol Andrade 10 de novembro de 2010
    às 08:55

    sou apaixonada pelo Adam! o Seth sempre foi meu favorito, as roupas, os “Hi, Summer. Seth Cohen”, as carinhas dele.. *-*

    gostei da coleção da F21, peninha que não entregam no Brasil, mas dá para tirar ótima idéias do lookbook :}

    beeijo ;*